Educativo

Agende a visita do seu grupo!

Atividades disponibilizadas permanentemente no museu.

CONHEÇA OS PROGRAMAS E AÇÕES

O Museu Casa Histórica de Alcântara foi aberto ao público em 2004 e desde então desenvolve ações educativas e culturais voltadas para a comunidade local com o objetivo de trabalhar o patrimônio alcantarense e tornar o museu um espaço útil e de uso da população local.

Mensalmente são realizadas atividades, sendo alguns projetos e ações já integrantes do calendário anual do museu. Destacam-se as ações realizadas na Semana Nacional de Museus em maio e a Primavera dos Museus em setembro, cujas atividades são definidas a partir das temáticas apresentadas pelo Instituto Brasileiro de Museus. Além desses eventos de âmbito nacional, o museu integra no seu calendário os seguintes programas e ações:

Programa de qualificação dos museus de Alcântara

Atividades educativas como palestras voltadas para os estagiários e funcionários dos museus e abertas à comunidade em geral, com o objetivo de qualificar quem atua e deseja atuar em museus.

Museu Anfitrião

Objetiva promover uma experiência diferenciada de visita ao museu para o público escolar, a partir da articulação da mediação com outras atividades como contação de histórias, jogos culturais, oficinas e outros.

Concurso Alcântara sob traços, letras e texto

Busca estimular a produção artística e textual no município, por meio de um concurso de poesia e contos para a rede escolar de Alcântara a partir de um tema definido anualmente.

Mãos Criativas

Oficinas de artes manuais voltadas para a criação de produtos baseados na cultura local, incentivando o conhecimento, estimulando a geração de renda e trabalhando práticas de educação patrimonial.

Museus: entre contos e brincadeiras

Objetiva oferecer uma programação lúdica e educativa especial no mês da criança. São oferecidas atividades de contação de histórias, visita interativa e dinâmicas ou jogos. Normalmente é realizada em parceria com os demais museus da cidade.

Grupo escolar de Alcântara participando dos jogos culturais.

Estudantes da rede municipal de ensino

Cine Temático

Palestras e Rodas de Conversa: o objetivo é compartilhar conhecimento em torno de temas de domínio dos profissionais que atuam no museu e especialmente ligados ao campo museológico e Alcântara. As palestras e/ou rodas de conversa ocorrem normalmente por solicitação e são ministradas por profissionais do museu. Entre as palestras mais frequentes destacam-se: Festa do Divino, Patrimônio Cultural de Alcântara, Profissionais de Turismo em Museus, Educação e Museus, Semana Nacional de Museus, Mídias Digitais nos Museus, entre outras. Público alvo: comunidade em geral. Desde 2009.

Palestra ministrada pela diretora do museu sobre patrimônio material e imaterial de Alcântara.

Brinquedoteca: o objetivo é atrair o público infantil para o museu. Trata-se de um espaço que reúne livros, materiais de desenho, brinquedos, jogos educativos e onde são realizadas algumas ações pedagógicas como contação de estórias, oficinas, entre outras. Esta sala é disponibilizada ao público diariamente e atende os visitantes mirins internos e externos. Ressalta-se que o município é muito carente em relação a espaços e atividades para crianças. Público alvo: crianças.

Crianças na brinquedoteca do museu.