Educativo

O programa educativo cultural do Museu Casa Histórica de Alcântara reúne um conjunto de atividades educativas planejadas anualmente e com execução de pelo menos uma ação mensal. Algumas atividades são disponibilizadas permanentemente, sendo necessário apenas o agendamento.

Atividades disponibilizadas permanentemente no museu.

CONHEÇA OS PROGRAMAS E AÇÕES!

Museu Anfitrião: o objetivo é promover uma experiência diferenciada de visita ao museu para o público escolar. Abrange uma preparação prévia e a oferta de atividades, além da visita mediada para apresentar o acervo. Ocorre mediante agendamento e enfoca algum conteúdo solicitado pelo professor ou alguma atividade específica. Destaca-se também a seleção de uma escola de um povoado de Alcântara para conhecer o museu e participar de uma programação especial. No final do ano o museu promove uma ação social de natal nesta escola. Público alvo: grupos escolares. Desde 2013.

Turma do IFMA Campus Alcântara em visita ao museu.

Contação de histórias: tem por objetivo estimular a leitura entre o público infantil alcantarense. A ação normalmente não ocorre de forma isolada, mas associada a outras atividades.  Pode, contudo, ser desenvolvida como ação principal. A partir da ação proposta ou do tema definido são selecionados os livros e os objetos de suporte para a contação. A preparação da ação inclui também o estudo do livro, práticas de entonação e postação de voz. A ação ocorre com mais frequência no museu, mas também pode se estender a ambientes externos. Público alvo: crianças. Desde 2015.

Alunos da escola Barão de Grajaú participando da contação de histórias.

Jogos Culturais: o objetivo é despertar o interesse pelo acervo do Museu Casa Histórica de Alcântara e pelo patrimônio alcantarense a partir de uma ação de lazer. Consiste em um conjunto de jogos sobre o museu e o patrimônio histórico, cultural e ambiental de Alcântara, entre os quais se destaca: jogo da memória do MCHA, dominó do MCHA, jogo do patrimônio de Alcântara, roleta do conhecimento, jogo das argolas, quebra cabeça, jogo de dados e caixas surpresas. Assim, os participantes brincam e aprendem sobre o patrimônio alcantarense em várias vertentes. Público alvo: crianças, jovens e adultos. Desde 2014.

Grupo escolar de Alcântara participando dos jogos culturais.

Baú de Conhecimento: tem como objetivo difundir conhecimento sobre o patrimônio cultural da cidade de forma lúdica. Trata-se de um conjunto de elementos e personagens em miniatura ligados à cidade de Alcântara que ficam dentro de um baú: dinossauro, pelourinho, museus, embarcações, guará, coreira, tambozeiro, parelha, caixa do divino, doce de espécie, licor, mastro, imperatriz, aias, vassalos, mestre sala, caixeira, entre outros personagens e elementos. Por meio de uma dinâmica se trabalha aspectos de formação da cidade de Alcântara e manifestações culturais como a Festa do Divino e o tambor de Crioula. Inicialmente esta proposta abrangia também os jogos culturais, mas em 2017 foi desmembrada. Público alvo: crianças e jovens. Desde 2012.

Estudantes participando do Baú do Conhecimento.

Cine Temático: tem como objetivo estimular reflexões e discussões em torno de temáticas de importância para o município de Alcântara a partir da exibição de vídeos, filmes, documentários. A partir da definição de um tema para ser trabalhado, buscam-se vídeos em suas diversas tipologias (curtas, filmes, documentários…) que aborde ou tenha relação com a temática. As sessões são exibidas mediante agendamento, de acordo com o público ou associadas com outras atividades. Após a exibição do vídeo é realizada uma roda de conversa sobre o tema em pauta. Público alvo: comunidade em geral. Desde 2011.

Cine Temático sobre Alzheimer com idosos de Alcântara.

Palestras e Rodas de Conversa: o objetivo é compartilhar conhecimento em torno de temas de domínio dos profissionais que atuam no museu e especialmente ligados ao campo museológico e Alcântara. As palestras e/ou rodas de conversa ocorrem normalmente por solicitação e são ministradas por profissionais do museu. Entre as palestras mais frequentes destacam-se: Festa do Divino, Patrimônio Cultural de Alcântara, Profissionais de Turismo em Museus, Educação e Museus, Semana Nacional de Museus, Mídias Digitais nos Museus, entre outras. Público alvo: comunidade em geral. Desde 2009.

Palestra ministrada pela diretora do museu sobre patrimônio material e imaterial de Alcântara.

Brinquedoteca: o objetivo é atrair o público infantil para o museu. Trata-se de um espaço que reúne livros, materiais de desenho, brinquedos, jogos educativos e onde são realizadas algumas ações pedagógicas como contação de estórias, oficinas, entre outras. Esta sala é disponibilizada ao público diariamente e atende os visitantes mirins internos e externos. Ressalta-se que o município é muito carente em relação a espaços e atividades para crianças. Público alvo: crianças.

Crianças na brinquedoteca do museu.